sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Equipe de Futebol do Royal Atlético Clube, que deu origem ao Atlético Clube de Moçãmedes


 

Equipa de futebol do Royal Atlético Clube, 1922.Da esq. para a dt.De pé: ?, Artur Ferreira Trindade, Sérgio Reinaldo Melim, Raúl de Pinho Gomes e Armando Duarte d' Almeida. Mais abaixo: ?, José Seixas Peyroteu e Artur Pinho GomesSentados: Carlos Rodrigues dos Santos, Alberto de Sousa e José Jacinto de Pinho Gomes.

O embrião daquele que iria ser o 3º clube a surgir no distrito, o Atlético Clube de Mossãmedes, surgiu com a formação do «Aristocrata Clube» em 14 de Junho de 1922, designação em seguida substituida por «Royal Atlético Club», e esta, por sua vez, por impedimento legal, definitivamente substituida por «Atlético Clube de Mossãmedes», com estatuto aprovado em 14 de Julho de 1922, um mês depois, data oficial da sua fundação.

Foram seus fundadores, tal como se podia verificar pela Placa de Bronze existente na Sede do Atlético Clube de Moçâmedes e alí colocada no 25º aniversário da fundação, os seguintes elementos (por ordem alfabética) : António da Costa Carvalho Júnior, Anastácio Gomes Coelho, Celestino Carlos de Freitas, Cristiano dos Reis, Domingos Parente da Silva, Eduardo Brazão, Edmundo dos Reis Ferreira, Fernando Quartim d'Assunção, Gilberto Gato, João de Jesus Falcão, Manuel de Sousa Honrado e Segismundo de Sampaio Nunes.

Créditos de imagem e texto: Livro «Memórias Desportivas do Distrito de Moçâmedes - Angola», de Mário Guedes da Silva

1 comentário:

J I T disse...

O 1º à esquerda na fila do meio deve ser o Anaståcio Gomes Coelho, meu tio bisavô, falecido em 1964.
José Inácio Coelho Toscano