quinta-feira, 22 de novembro de 2007

III Circuito das Festas do Mar: Março de 1969,



Em 29 e 30 de Março de 1969, os amigos Herculano Areias e Emílio Marta rumam a Moçâmedes/Angola para disputar o III Circuito das Festas do Mar. Transportam com eles os dois Lotus 47 GT11 (Areias) e GT84 (Marta),este recentemente importado.Contudo foi uma jornada que os pilotos benguelenses tenderam a esquecer.

A primeira linha da "grid" era composta por H Areias, A Novaes (Porsche 904 GTS) e Freddy Vaz (Lotus 23B). No arranque Freddy adianta-se seguido de Areias e Novaes. Decorridas algumas voltas a impetuosidade do jovem Freddy redunda num pião e Areias e Novaes passam para a frente. Contudo Areias pára por avaria mecânica e Novaes ficou com o caminho aberto para a vitória. Até porque Freddy também visitara as boxes com problemas e acabou por passear o Lotus 23B pelo circuito a uma velocidade moderada cortando a meta em jeito de passeio mas delirantemente aplaudido pela população moçamedense. Novaes, Corte Real (Alfa Romeo GTA) e Silveira Machado (BMW 2002 Ti) compõem o pódio. Marta foi 4º classificado mostrando ainda alguma inadaptação ao Lotus 47.

Posto aqui uma foto particular de Emílio Marta junto ao Lotus 47 GT84 com as "bancadas naturais" de Moçâmedes que eram proporcionadas pela falésia que ladeava a marginal. Não posso jurar ser a foto de 1969 dado Marta estar ao lado de um Elan e não tenho registo desse carro ter corrido nesta prova.Contudo o local e os protagonistas homem/máquina estão correctos!!
__________________
http://kadypress.blogspot.com

Sem comentários: