terça-feira, 27 de novembro de 2007

Equipe de basquetebol masculino do Sport Moçâmedes e Benfica: 1950


Equipea de basquetebol masculino do Sport Moçâmedes e Benfica: 1950
Da esq. para a dt.
Em cima: Fernando Pestana, Arménio Lemos, Tó Gomes?, Rufino e João Trindade (treinador)
Embaixo: Artur Pinho Gomes, Antonio Marques da Silva, Beto de Sousa? e Albertino Gomes.

A MODALIDADE DE BASQUETEBOL MASCULINO EM MOÇÂMEDES

A modalidade de basquetebol, criada no século XIX por um professor de ginástica de um colégio de Massachussetes (EUA), Dr. James Naismith, começou a ser praticada na Europa a partir da guerra de 1914/18, e só no inicio da década de quarenta chegou a Angola, e naturalmente a Moçâmedes. Até então era o futebol,
o «Desporto Rei», o desporto mobilizador de massas. A prática do basquetebol masculino no distrito de Moçâmedes, cuja finalidade inicial esteve sempre ao desenvolvimento das aptidões físicas, ficou a dever-se à influência dos instrutores da modalidade, na «Sala de Cultura Física» e no «Sport Moçâmedes e Benfica», Augusto Quental de Meneses e Cecílio Moreira.
Dos pioneiros do basquetebol masculino em Moçâmedes. exaltamos os seguintes atletas: Artur Conceição, Álvaro Rodrigues da Silva, Joaquim dos Santos, João Rufino Mendes Dias, José de Oliveira Leitão, Manuel de Oliveira Leitão, Artur Pinho Gomes, José Ferreira Rangel, Isidoro Ferreira Rangel, Carlos Maria Inácio, Américo Rodrigues da Silva, Mário Andrade Vieira, António José Gomes, Norberto do Vale Gouveia, Orlando Teixeira da Silva, Rui Quental de Meneses, José Chuva e outros. Da classe de júniores de então já faziam parte: Abílio Gouveia, Eduardo Bento, José Henriques Martins Major, Ermelindo Pereira, Joaquim. G. Duarte, Heitor Casinhas de Moura, Luís Ferreira Rangel, Humberto dos Santos Pinho Gomes e Artur Augusto Costa.

Os primeiros jogos de basquetebol masculino foram concretizados na cidade de Moçâmedes através de encontros entre aqueles dois grupos no recinto do Benfica, e com tal sucesso que de imediato a modalidade ganhou a adesão de um grande número de adeptos, ao ponto dos lugares reservados aos espectadores se terem revelado desde logo insuficientes. Depressa esta modalidade se consolidou entre os jovens da terra, e muitos dos pioneiros acabam por se dispersar para clubes locais tais como o Sporting e o Atlético, principalmente, passando a constituir as suas equipas. Entretanto os anos foram passando, novos nomes e novos valores foram surgindo nesta modalidade e nos clubes da cidade, nomes as fotos colocadas neste blog, vão de certo modo, permitindo relembrar.

Sem comentários: