sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Hóquei em Patins: Sporting Clube de Moçâmedes








Esta foi a primeira equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Moçâmedes, assim constituida: Em cima, da esq. para a dt: Nono Bauleth, Rui Figueiredo (Rabiga), Artur Trindade, Rui Mangericão. Embaixo: João Luis Maló de Abreu (Nico), Quim Guedes, Carlitos Guedes e Zitio Cavaleiro. José Pedro Bauleth era o treinador.


Ainda que o clube pioneiro na modalidade de hóquei em patins em Moçâmedes, a actual cidade do Namibe, tenha sido o Atlético Clube de Moçâmedes, na classe de juniores, pela pela mão de José Adriano Borges, por volta de 1951 (1), logo de seguida (1952) foi criada nessa classe a equipe do Sporting Clube de Moçâmedes, com os irmãos Quim e Carlitos Guedes, os irmãos Castro Alves, o Nono Baulleth, o Artur Trindade, o Alvarinho Ascenso, e ainda o Rui Mangericão e o Maló de Abreu que entretanto haviam deixado o Atlético, tendo por treinador, José Pedro Bauleth. E quase ao mesmo tempo, surge a equipe de hóquei em patins juniores do Independente de Porto Alexandre, com Venâncio, Parente, Mário Lopes, Hernâni Silva, Baptista, Faustino, Zequinha Carvalho e Humberto Tendinha. Nessa altura nenhum clube possuia equipe de hóquei sénior.

(1) José Adriano Borges havia captado a grande habilidade que demonstrava para a modalidade um grupo de miúdos, com cerca de 12 anos de idade, entre os quais Luis Maló de Abreu (Nico), Arménio Jardim, Rui Mangericão, Leston Martins, Tolentino Ganho, Chiquinho Ganho, Rui Frota, e Pierino, que andavam a patinar por tudo qye eram "passeios" da cidade, e no campo do Atlético, com vulgares patins winshester (patins de rodas finas, sem botas, ajustados aos sapatos com engates e com uma correia sobre o peito do pé), e que tinham por «heróis» hoquistas portugueses como os primos Jesus Correia e Correia dos Santos, da selecção nacional, que na altura ganharam vários campeonatos do mundo seguidos, e cujos relatos, difundidos pela emissora nacional, seguiam atentamente. Deste grupo nasceu a equipa pioneira de hóquei em patins júniores do Atlético Clube de Moçâmedes e do distrito, usando os patins e equipamento da fugaz equipa pioneira de seniores.

De um ano para outro e por falta de regulamentação adequada, estes miúdos deram um salto em altura, e passaram de juniores a seniores. Eis algumas formações que surgiram no decurso dos anos que seguiram na equipa de hóquei em patins do Sporting:








Este teria sido, se não o primeiro, um dos primeiros jogos realizados pela equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Moçâmedes contra a do Independente de Porto Alexandre. As duas equipas encontravam-se assim constituidas: (da esq. para a dt): Artur Trindade, Mário Lopes, Carlitos Guedes, Cartier Sacramento, Maló de Abreu e Venâncio Delgado. Embaixo: Humberto Sena Tendinha, Nono Bauleth, Zequinha Carvalho, Rui Figueiredo(Rabiga) , Parente, Quim Guedes, Abel Lopes e Rui Mangericão. Participou neste torneio, realizado no improvisado campo de jogos, no edifício do "Cabo Submarino", por ocasião das festas da cidade, em 04 de Agosto de 1952/3?, também a equipa do Atlético Clube de Moçâmedes.


No mesmo dia: a "volta de honra" no referido campo de jogos do "Cabo Submarino" . Repare-se como os espectadores se encontravam sentados, sem qualquer rede de protecção, sobretudo por detrás das balizas.







Disputando a bola no meio campo... Repare-se nos pavilhões que circundavam o campo de jogos do edifício do "Cabo Submarino", erguidos para as festividades do 04 de Agosto de 1952/3?...



Marcação de um penalti... Como se pode ver não havia qualquer protecção para as pessoas que assistiam aos jogos. Nesta foto, a meio da assistência podemos ver As basquetebolistas do Ginásio da Torre do Rombo, Francelina e Helena Gomes e os pais de ambas.





















As equipas sénior do Sporting Clube de Moçâmedes e do Clube Ferroviário de Luanda antes de um jogo realizado em Moçâmedes para comemorar o "28 de Maio". Alinharam pelo Sporting, em cima e da esq. para a dt: Maló, Nono Bauleth, Quim Guedes, Rui Mangericão, e embaixo: Carlitos Guedes, Artur Trindade, Zeca Castro Alves e Geni Guerra. Pelo Clube Ferroviário de Luanda.: ?, Bogarin, Van Ronson, ?, Zé Correia , ? , e Carlos Fontoura (Calota). Como treinador do Sporting, Camarinha. Como árbitro: Reinaldo Chibante. .
  



Equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Moçâmedes. Da esq. para a dt. Em cima: Serrano, Quim Guedes, Carlos Sacramento, e Carlitos Guedes Em baixo: Tony Braz de Sousa, Guto Guerin e Rui Mangericão




Equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Moçâmedes. Da esq. para a dt., em cima: Reinaldo Chibante (treinador), Rui Mangericão.Geni Guerra, Quim Guedes, Maló de Abreu, Camarinha (treinador). Embaixo. Nono Bauleth, Artur Trindade, Castro Alves e Carlitos Guedes.1954?





Equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Moçâmedes. Da esq. para a dt., em cima: Tony Braz de Sousa, Rui Mangericão, Guerra, ?, Embaixo Quim Guedes, Camarinha, Serrano e Carlitos Guedes




Equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Moçâmedes. Da esq. para a dt. Em cima: Quim Guedes, Zequinha Carvalho e Carlitos Guedes. Embaixo: Rui Mangericão, ?, Guto e Toni Braz de Sousa. 1954?
 

Equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Moçâmedes, 1959?. Da esq. para a dt.
em cima: Alvaro Ascenso, Marmelete, Carlos e Quim Guedes.Embx: Rui Mangericão, Briguidé, Mendes (Calo) e Rui Sampaio.


Equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Moçâmedes. Da esq. para a dt, em cima: ?, Alvaro Ascenso, Leonel Pita de Sousa, ?, Julio Verissimo (treinador) . Embaixo: Rui Sampaio, Psico, Briguidé e? 
 
 
 
Equipa de Hóquei em Patins do Sporting Clube de Moçâmedes no torneio de abertura de 1958 Em cima: Pina, Alves e Ascenso. Embaixo: Nono Bauleth, Amável Pinto e os irmãos Quim e Carlitos Guedes.


 

Esta foto reune as equipas do Atlético e do Sporting Clube de Moçâmedes. Da esq. para a dt: Rui Coelho de Oliveira, Toni Braz de Sousa, Tolentino Ganho, Arménio Jardim, ? José Adriano Borges e ? Embaixo: José Humberto de Sousa Figueiredo, Guto, Rui Sousa Figueiredo (Rabiga) e Carlitos Guedes.

 


Esta, a última foto que temos disponível.



Sobre esta e sobre o hóquei do Sporting vai mais esta recordação de Zeca Araújo, na altura hoquista do Liceu Diogo Cão em Sá da Bandeira (Lubango), colocada no fio OKário do site www.sanzalangola.com:

«(...) E... que tal esta equipe do Sporting que jogou contra uma equipe de "mendigos" que saltaram à boleia para o comboio de mercadorias no Lubango, desembarcaram em Moçâmedes só com a roupa no corpo, dormiram na praia, no dia seguinte foram à procura do Zé Adriano, pediram-lhe ajuda, mandou-nos ao Patalin para nos dar de comer e disse-nos para aparacermos à tarde no campo do Atletico para fazermos dois jogos, para arranjar "algum".. pelo menos para pagar a conta ao Patalin. Lá aparecemos com as nossas camisas T-shirts com um grande P no peito que queria dizer PENDURAS. Naquele tempo de certeza que nao se chamavam T-shirts. Deviam ter outro nome.
Ora bem:
SPORTING MOCAMEDES - 3 - PENDURAS - 4 -
Alves (seria o Manga ?) ------- Morim...................
Carlitos Guedes..................... Lima....................
Mangericao............(2)........ ..Cabrinha............(1)
Quim Guedes.........(1)........ -..Calota Fontoura (1)
Nono Bauleth...................... ..Zeca Araujo.......(2)
Chalupa ............................ ...Aparício.................






Nota: Convidamos os hóquistas desta época, sobretudo os do Sporting, que eventualmente venham consultar este blog, que nos enviem literatura a este respeito para podemos enriquecer esta página. A autora do blog agradeçe . MariaNJardim

Sem comentários: