domingo, 25 de novembro de 2007

Ginásio Clube da Torre do Tombo: 1954-1955








Carlos Manuel Guedes Lisboa (Lolita)




Equipa do Ginásio no velho campo de futebol de Moçâmedes. Da esq. para a dt.  Em cima: Leça, ?, ?, Mário Lisboa Frota (Mariuca), Albino Aquino (Bio), Carlos Calão e Nito Abreu. Embaixo
?,?, José Duarte (Zezinho), Carlos Manuel Guedes Lisboa (Lolita), Pastagal, Juvelino Ferreira e Amilcar Almeida.


 



Em cima: Manuel Cambuta, Lopes, ?, Nito Abreu, Jaime Custódio, Dito Abano e Leça. Em baixo: Fernando Miranda, Zézinho Duarte, ?, ?, Amilcar Almeida e ?.

 


 Em cima:
José Cicorel, Lopes, Rui Bauleth Almeida, Viegas, Gregório, Carlos Calão, Gabriel e Dr Álvaro Filipe Barreto de Lara.
Embaixo: Mário Ferreira (Chouriço), Armando Esteves Isidoro (Trovão), José Carlos Esteves Isidoro (Zéquinha), Licas Freitas, Eusébio e Lopes.





Ginásio, finais anos 1940


Veteranos do Ginásio da Torre do Tombo, nos finais de 1940?. Da esq. para a dt: Em cima: Edmundo Viegas Seixal, José Pereira, António Guedes da Silva, Arnaldo Martins Bagarrão, João Viegas Seixal e Henrique de Sousa. Embaixo: Aníbal Nunes de Almeida, Carlos Guedes da Silva, Armando Guedes da silva, João Martins Pereira Jr. e João da Silva Estrela (Pombinha)
 
 

Uma das primeiras equipas do Ginásio Clube da Torre do Tombo era composta pela maioria destes desportistas que resolveram abandonar o Ginásio e formar a 1ª equipa do Benfica, em 10 de Setembro de 1936.
Em cima, da esq. para a dt.: Melquíades, Edmundo Seixal, Joaquim Monteiro, ?, Armando Guedes da Silva, Carlos Guedes da Silva e João Seixal. Embaixo: João Martins Pereira, João Estrela (Pombinha), Andrade, Aníbal Almeida e 



 Ginásio anos 1950

  Ginásio anos 1950
 Ginásio anos 1950

Ginásio inicio anos 1950

 Ginásio anos 1950

Se o Ginásio Clube da Torre do Tombo nos seus primórdios, em 1919, conseguiu reunir o dinamismo e a coerência necessários à sua projecção e evolução, na década de 1930, com a evolução demográfica, viu-se perpassado por uma grande crise provocada pelo desentendimento entre dirigentes e os atletas, que redundou no abandono de grande número dos seus melhores jogadores que constituiu um verdadeiro «rombo» para o clube.


Tudo começou, quando Armando Guedes da Silva e Júlio de Andrade encabeçando um processo de desvinculações, não só abandonaram o Ginásio, como levaram atrás de si para o novo clube, o Sport Lisboa e Benfica, posteriormente denominado Sport Moçâmedes e Benfica, formado em 9 de Setembro de 1936, outros tantos jogadores, ou seja Edmundo Seixal, Aníbal Nunes de Almeida, Arnaldo Nunes de Almeida, João da Silva Estrela, Artur da Silva Estrela, Carlos Guedes da Silva, João Viegas Seixal e João Martins Pereira Jr., facto que representou uma verdadeira catástrofe para o velho clube pioneiro azul e branco. Após esta dissenção que se constituiu numa longa inactividade, para o Ginásio, este clube, inda assim, conseguiu recuperar e ganhar em 1946 o Campeonato Distrital de Futebol, sem uma derrota, caso unico futebol Moçâmedes. Foram Jogadores: João da Silva Estrela, João Viegas Seixal, Antonio Baraço, João Cachopa, Eugénio da Silva Estrela, Artur da Silva Estrela, Antonio Gonçalves de Matos (Sopapo), Abilio Lopes Braz, Eduardo Lopes Braz , Lumelino Trindade e Manuel dos Santos (Caboco). 
De entre as vitórias obtidas pelo Ginásio Clube da Torre do Tombo, no final da década de 1920, conta-se a obtida contra o fortíssimo time do Sporting de Luanda, por 2-1, tendo alinhado com os seguintes jogadores: João da Silva Estrela (o popular Pombinha), António Guedes da Silva, José dos Santos Frota, Júlio de Andrade, Aníbal Nunes de Almeida e outros... 
Entre os futebolistas do Ginásio no decurso das épocas, destacaram-se: Avelino Gonçalves (o mais destacado), Maurício Brazão (estrela),Aníbal Nunes de Almeida, Arnaldo Nunes de Almeida, Armando Guedes da Silva, Júlio de Andrade, António Calão,Mário dos Santos Frota, José dos Santos Frota, Antonio Guedes da Silva, Irmãos Peyroteu, Abílio Lisboa Lopes Braz (estrela), Eduardo Braz, João Viegas Seixal ,Cabral Vieira, António Gonçalves de Matos (Sopapo), João Viegas Ilha, Manuel dos Santos (Cabouco) Arnaldo Bagarrão, Mário Telmo Lisboa Frota (estrela), Rui Bauleth Almeida, Carlos Manuel Guedes Lisboa, Carlos Vieira Calão, Artur da Silva Estrela, Eugénio da Silva Estrela e João da Silva Estrela (Pombinha 1929-1950), este último um brilhante jogador.

Nos últimos anos da colonização portuguesa, o Ginásio que nos anos 1950 havia recebido uma lufada de ar fresco com a formação da sua aguerrida e simpática equipe de basquetebol feminino, esmoreceu e praticamente se apagou.

Sem comentários: