sexta-feira, 23 de novembro de 2007

A 1ª Direcção e a 1ª equipa de futebol do Sport Lisboa e Mossãmedes (Benfica)






1ª foto:
Esta foto, tirada por volta dos anos 1936-1937,
representa a primeira direcção do Sport Lisboa e Mossâmedes antes deste clube se chamar Sport Moçâmedes e Benfica.

Da esq. para a dt.
Em cima: Manuel Ferreira Barbosa, António Guedes da Silva, Óscar Duarte de Almeida. Hemitério Alves de Oliveira e Alberto Ferreira da Silva.
Embaixo: Armando de Freitas Campos, Luciano da Cruz Coquenão e Francisco Antunes da Cunha.


2ª foto:
Esta foto, tirada no ano de 1936, representa a 1ª equipa de futebol do Sport Lisboa e Mossãmedes, mais tarde Sport Moçâmedes e Benfica no dia da realização do seu 1º jogo, no qual foi vencedora por 4-1 no confronto com o Atlético Clube de Mossãmedes.

Faziam parte dela, os seguintes elementos:
Da esq. para a dt.
Em cima:
Melquíades Leitão, Edmundo Seixal, Arnaldo Nunes de Almeida, António Seixal, Armando Guedes da Silva (Capitão), Carlos Guedes da Silva e João Viegas Seixal.
Embaixo:
João Martins Pereira Júnior, João da Silva Estrela, Júlio de Andrade, Aníbal Nunes de Almeida e Artur Estrela.

A fundação do Sport Lisboa e Mossãmedes (Benfica) deveu-se a desentendimentos de atletas do Ginásio Clube da Torre do Tombo e a sua Direcção em 9 de Setembro de 1936. Começou com Armando Guedes da Silva (5º em cima, da esq. para a dt.) e Júlio de Andrade (3º embaixo, da esq. para a dt.), que acabaram por arrastar à sua saída a maior parte dos atletas daquele clube que ficou completamente destroçado. O curioso é que, estranhamente, com os mesmos desportistas, estes que no Ginásio já não conheciam o gosto da vitória há muito tempo, passaram a partir de então a conseguir contíguas e retumbantes vitórias, a primeira das quais, contra o forte time do Atlético Clube de Moçâmedes, tendo vencido por por quatro golos a um, a «taça inauguração».

Sem comentários: