quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Henrique Ahrens Novais: LUANDA Maio de 1968: IX Circuito da Fortaleza

LUANDA Maio de 1968: IX Circuito da Fortaleza
Muito público assistiu a esta edição do Circuito da Fortaleza que viu 23 carros à partida de uma única manga onde se misturaram carros de Turismo e de Sport. O favorito ao triunfo era o Porsche 904 GTS de Ahrens de Novais, na época o melhor carro que corria na antiga Província Ultramarina de Angola. Durante algum tempo acalentou-se a esperança de que chegasse a tempo o Lotus 47 que Fausto de Figueiredo tinha adquirido no Continente a Mané Nogueira Pinto, mas gorada essa expectativa, o interesse da corrida passou a centrar-se na disputa do segundo lugar da geral, visto o primeiro estar por suposta antecipação entregue ao piloto do 904 GTS.
E de facto assim sucedeu, pois Ahrens de Novais arrancou à frente e não mais deixaria o comando até ao final das 100 voltas ao circuito de 1832 metros. A seguir ao Porsche ficaram os dois Lancia Fulvia preparados na fábrica, de Silveira Machado e de Corte Real Pereira que acabaram por se impor aos Lotus Elan (que viriam a desistir por problemas mecânicos) e aos Alfa Romeo GTA.

Partida: Ahrens de Novais impôs a maior potência do Porsche e afastou-se rapidamente do enquadramento da foto. Na imagem podemos ver o Lotus Elan S2 de Francisco Barbosa, tendo atrás de si o Ford Cortina Lotus de António Lacerda. Mais à esquerda, na primeira linha da grelha (cada linha tinha 4 carros) vemos o BMW 1600 de Victor Rodrigues, o Alfa Romeo GTA de Fernando Pinhão (vindo da segunda linha da grelha), o Lancia Fulvia 1.3 HSR de Silveira Machado (um carro preparado na fábrica) e, mais atrás, o BMC Cooper S de Carlos Conde e o Abarth 1000 Corsa de José Teixeira.

O Porsche 904 GTS de Ahrens de Novais, vencedor do Circuito da Fortaleza de 1968
_______________________________________________________

Texto: RG a partir da reportagem do Jornal Motor, da colecção de Fernando Pereira
sportscar_portugal@hotmail.com

Porsche 904 GTS - Moçâmedes - 1968

Moçâmedes , 1968 . O 904 GTS de Ahrens de Novaes caminha para a vitória no II Circuito do Mar , seguido pelo 356 de Vítor Valente , que acabaria a corrida em sexto lugar . Este carro , o Porsche 904 , foi durante muito tempo quase imbatível , em Angola , e é hoje um dos modelos mais disputados pelos coleccionadores de todo o mundo , quer pela sua raridade quer pela soberba elegância das suas linhas . Na base do conceito está o Porsche 356 , naturalmente , mas as semelhanças ficam-se por aí , uma vez que o 904 é um verdadeiro carro de competição , do qual apenas foram construídas 106 unidades : 6 na versão "competição-marca" e os outros 100 na versão "cliente" . O motor era um 4 cilindros derivado do 356 Carrera , colocado em posição central , a que foi acoplada uma caixa de cinco velocidades e que produzia cerca de 180 cv de potência . Uma verdadeira "bomba" , para a época . Dizem os entendidos na matéria  que este motor foi o 4 cilindros mais complexo alguma vez produzido , pela Porsche ou por qualquer outra marca .


 Text and photo kindly released by / Texto e foto gentilmente cedidos por:
 
in   
http://motorsportinangola.blogspot.com/search/label/Mo%C3%A7%C3%A2medes

1 comentário:

João disse...

Henrique Ahrens Novaes foi o meu avô. sou filha da sua filha.