terça-feira, 27 de novembro de 2007

Voleibol masculino: Sport Moçâmedes e Benfica (1955)






4ª foto

Da esq. para a dt.
Em cima:
Pinho Gomes, ? e Pestana
Em baixo:
Arnaldo Van-der-Keller (Nado), ? e Beto de Sousa.


VOLEIBOL EM MOÇÂMEDES

A prática da modalidade desportiva de Voleibol nunca foi muito atractiva para a população jovem desportista moçamedense.

Não obstante nos finais da década de 40 atletas, principios da década de 40, o Sport Moçâmedes e Benfica e do Sporting Clube de Moçâmedes fizeram algumas experiências nesta modalidade, sob a orientação de Urbulo Antunes da Cunha que havia regressado da Metrópole após a conclusão dos seus estudos universitários. Eram jovens que praticavam basquetebol naqueles clubes e que passaram a fazê-lo cumulativamente com o voleibol, e que chegaram a entrar num torneio por ocasião das Festas de Nossa Senhora do Monte, em Sá da Bandeira, mas foi sol de pouca dura, até porque não havia o mesmo acolhimento por parte do público como em relação às outras modalidades. Não poderemos, porém, deixar de evidenciar aqui, alguns nomes desses atletas pioneiros na modalidade de voleibol em Moçâmedes, como João Rufino Dias, Manuel de Oliveira Leitão, José Ferreira Rangel, Artur Pinho Gomes, Alfred Hachmeister e Armando Piedade, pelo Sport Moçâmedes e Benfica. E ainda a equipe vitoriosa de 1953/54,Carlos Gomes, Armando Piedade, Fernando Pestana, Arnaldo Van der Kellen, Humberto dos Santos Pinho Gomes e Carlos Roberto Freitas de Sousa (Beto).

Quanto ao Atlético Clube de Moçâmedes, salientamos os nomes de António José Gomes, Mário Andrade Vieira, António Figueiredo, Orlando Teixeira da Silva, José Gomes de Almeida, , Rui Qurntal de Meneses, Armando Quental de Meneses e outros...

Pelo Sporting Clube de Moçâmedes: Carlos Lopes Alves de Oliveira, , José Pedro Bauleth, Manuel Maria Inácio, Carlos Maria Inácio, Humberto de Jesus, Pedro Costa e outros...

Na década de 50, chegou também a haver algumas tentativas da implementação da modalidade de Voleibol por parte de atletas praticantes de basquetebol masculino e feminino do Sport Moçâmedes e Benfica, do Atlético Clube de Moçâmedes, do Sporting Clube de Moçâmedes e ainda pelas jovens basquetebolistas do Ginásio Clube da Torre do Tombo, mas nunca passaram de simples e esporádicos treinos que pouco tempo duraram.

Esta modalidade também era praticada em Moçâmedes no âmbito da Mocidade Portuguesa por alunos da então Escola de Pesca e Comércio de Moçâmedes.

1 comentário:

Anónimo disse...

Gostaria de saber o paradeiro de Humberto dos Santos Pinho Gomes, campeão de voleibol, 1953/54.
É meu parente.
Grato.