quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Henrique Ahrens de Novais: o campioníssimo








Na 1ª. foto: Henrique Ahrens Novais no pódio, após ter vencido o circuito automóvel das Festas do Mar 1969. A seu lado Corte Real Pereira e Silveira Machado, os dois pilotos que ficaram em 2º e 3º lugar.


« Esta figura do automobilismo angolano, ficou para sempre conhecida pelos sucessos que teve ao volante de um carro raro e lindíssimo: o Porsche Carrera GTS 904.

Sobre este carro, muito se tem pesquisado e escrito, mas poucos conhecem a verdade do seu percurso.
Já se disse (por exemplo) que correu em 1965 com Stommelen em Le Mans, mas tudo indica que o carro provinha de um particular do centro da Europa.
Levado para Angola (em 1967 ?), manteve a antiga matrícula até chegar a Gil Morgado, creio, em 1971.

Henrique Ahrens Novais, como se vê, teve uma predilecção pela máquinas saídas do génio dos Ferdinand Porsche. Também correu com um 356. »
Asperezas

A consultar:
Memoria recente e antiga
SportsCar
........................


Henrique Ahrens de Novais foi indubitavelmente, na fase de puro amadorismo, o melhor piloto angolano quer na modalidade de ralis, quer nos circuitos automóveis, e a sua imagem traz à recordação todas as alegrias que este desporto de elite deu aos moçamedenses.



«...O campioníssimo Ahrens Novais era uma "bandeira" do automobilismo Moçâmedense. Desde o inicio com um Volkswagen, passando por um Volvo 544 (emprestado), Porsche 356, Lotus Elan e finalmente no lindo Porsche 904 GTS, fazia as delicias dos Cabeças de Peixe. Lembro-me dele ainda no inicio em provas efectuadas na avenida junto aos correios, com partida dada um a um com determinado tempo de diferença para que no final se pudesse achar o vencedor.

Mais tarde já com o Porsche 356 num circuito que passava pelo parque infantil e onde vi pela primeira vez o Eng.Eurico Lopes de Almeida com um Cooper de cor amarela, o Zé Caputo também em Cooper e o "boca de Sapo" de Amilcar Machado, penso que era de Sá da Bandeira, e julgo que também nesta prova o Volvo 122 de José Luis da Ressurreição. Isto para se ver que no inicio qualquer carro servia para fazer as delicias de quem assistia e de quem participava. Depois com o Lotus Elan começaram as provas onde as máquinas se começavam a equiparar. Lembro-me da decepção que foi facto do Lotus Elan de Ferreira Pires ter ficado completamente destruido por um incendio numa prova que prometia uma luta cerrada entre os dois.

Finalmente o Porsche 904 com o qual começou a espalhar o seu "perfume" por toda a Angola começando aí a ganhar o respeito e admiração não só de quem assistia, mas também dos seus próprios adversários. É para mim inesquecivel, numa prova onde apareceram o Nicha e o Carlos Santos em Luanda, a foto do Novais sentado junto á trazeira do 904 com a cabeça entre os joelhos e a ser confortado pelo seu amigo e mecanico se sempre, Abel. Muito mais havia para se dizer deste pioneiro do automobilismo angolano que chegou a ser apelidado de "dragão da regularidade" não só por fazer volta a volta com tempos muito aproximados, mas também por fazer as passagens de caixa precisamente nos mesmos sitios.»

Por Luis Bacharel in Mazungue
........................

Ainda na «SEMANA AHRENS NOVAIS» do site Mazungue, Camões Araújo refere:

«Nome inesquecivel no automobilismo angolano. Na fase de puro amadorismo foi realmente o maior e melhor corredor angolano.Refiro-me aos anos de 60/70 ,portanto antes do aparecimento das equipes patrocinadas pela BMW e Alfa...
Começou num simples VW que deixava todos os outros carros a KM de distancia..Foi o 1º carro que vi meterem umas pastilhas nos cubos das rodas de traz só para alargar o rodado ,o que lhe dava uma estabilidade incrivel para a altura.Assim com tambem foi o 1º a aparecer com as bocas do escape mais largas.Nada disso hoje é relevante mas para a epoca era revolucionario.Correu em varios carros:o VW,um LOTUS ELAN,um MGA que era lindissimo,um PORCHE antiquissimo que ja nem me lembro do modelo e depois em varios PORCHES por fim no belo PORCHE 904 GTS.Esta marca era a paixão dele.Aliás foi num belissimo 911 que teve o enorme desastre eque pôs fim a sua carreira. Morreu em Setúbal em Fevereiro de 1996.»
.................................
Esta a minha homenagem a esse grande senhor do nosso automobilismo. Novais acabaria por ser vitimado por um desastre automóvel quando se encontrava em passeio na região da Huíla, tendo a partir daí se afastado denitivamente das lides automobilísticas nas vésperas da descolonização de Angola. Morreu em Setúbal em Fevereiro de 1996.
.................................

...«Quando vivi em Moçâmedes não perdia uma corrida. Eu e o meu pai ficávamos na Fortaleza e viamos ao longe a recta da meta (a avenida marginal). Depois os carros viravam à esquerda, subiam uma grande rampa, muito inclinada, novamente à esquerda, passavam em frente à Igreja de Sto Adrião, o "S" do tribunal, sempre a descer ... curva à esquerda, capitânia,.... e novamente recta da meta. Adorava ver aquelas corridas. Velhos tempos dos Coopers, NSU TT, Ford Capri, Lotus, etc, etc. A grande disputa era entre o Novais (um moçâmedense de "gema") e um "forasteiro" chamado Herculano Areias. O Novais tinha um Lotus Elan S3 e o Herculano Areias um Lotus .. , um louts ..., bem era diferente, mais potente, mas o Novais algumas vezes ganhou ao Herculano Areias. O ppl de Moçâmedes torcia pelo "nosso" Novais. Era o nosso fã. E nas corridas que faziamos com carrinhos "Dicky Toys" lá tinha que haver um Novais. O problema era que todos queriam ser o Novais. Escusado será dizer que havia uns amassos, mas chegava-se a acordo, que um seria o Novais e os restantes, os outros. ....»

.......

HISTORIAS DO AUTOMOBILISMO ANGOLANO: Aqui vai uma historia de 1959 ,imaginem os anos passados!!!!

JORNAL DE ANGOLA,Dez.59.TITULO:
1º RALLYE AUTOMOVEL DE BENGUELA,reuniu o maior numero de "volantes" de quantos se realizaram já em ANGOLA e foi presenciado por milhares de benguelenses,constituindo o maior e mais emocionante acontecimento desportivo que a cidade viveu já!.(Um aparte para dizer que este rallye coincidiu com a inauguração do HOTEL MOMBAKA,onde ficarm hospedados todos os concorrentes de fora de Benguela)Inscreveram-se 61 concorrentes e a classificação final foi.

1º AHRENS de NOVAIS (Moçamedes)-WOLKSWAGEN
2º M.M.FRAGOSO (Sa da Bandeira) -VOLVO Marreco
3º OLIMPIO RESENDE (Sa da Bandeira)-FORD
4º ALTINO FRAGA (Lobito) -WOLKSWAGEN
5º CAMÕES ARAUJO (Sá da Bandeira)-FORD V8
6º SERGIO GARCÊS (Benguela) -MG
7º EURICO L.ALMEIDA ( Benguela)-WOLKSWAGEN
8º SANCHO SANTOS (Benguela)-SAAB
9º JOSE L:ALEXANDRE (Benguela)-OLDSMOBILE
10ºJOSE PEDRO BAULETH (Moçamedes)-FIAT 1200.

.............

IX Circuito da Fortaleza - Luanda
1º - Ahrens Novais - 904gts
2º - Silveira Machado - Lancia 1.3 HFR
3º - Corte Real Pereira - Lancia 1.3 HFR
4º - Carlos Conde - Cooper S
... etc

......http://s479.photobucket.com/albums/rr157/farapuso/234_1968-05-16_Luanda.jpg

http://i479.photobucket.com/albums/rr157/farapuso/48.jpg
Originalmente escrito por oliva @ 18-01-2008 11:02
Trata-se de uma prova de velocidade complementar do I Grande Rallye de Angola, ano 57. Na prova de velocidade o VW fica em posicões secundárias mas acaba arrebatando o troféu ao final de 2000 km percorridos. Ao volante, Ahrens de Novais.



Henrique Ahrens Novais é o piloto da Semana no Mazungue.

A consultar:

Memoria recente e antiga

SportsCar

Esta figura do automobilismo angolano, ficou para sempre conhecida pelos sucessos que teve ao volante de um carro raro e lindíssimo: o Porsche Carrera GTS 904.

Sobre este carro, muito se tem pesquisado e escrito, mas poucos conhecem a verdade do seu percurso.
Já se disse (por exemplo) que correu em 1965 com Stommelen em Le Mans, mas tudo indica que o carro provinha de um particular do centro da Europa.
Levado para Angola (em 1967 ?), manteve a antiga matrícula até chegar a Gil Morgado, creio, em 1971.

Henrique Ahrens Novais, como se vê, teve uma predilecção pela máquinas saídas do génio dos Ferdinand Porsche. Também correu com um 356.
Asperezas

LUANDA 683.jpg

1 comentário:

Unknown disse...

Um grande homem que eu amava tanto....saudades.