Desde muito cedo foi intensa a prática do DESPORTO em Moçâmedes, hoje cidade do Namibe. Talvez tenha surgido como forma agradável e salutar para quebrar a monotonia da vida, numa cidade nascida entre o deserto e o mar... Talvez por predisposição natural das suas gentes... O certo é que todo um conjunto de modalidades foram ali praticadas com grande entusiasmo e invulgar participação, e muitos títulos foram conquistados, realidade que este blog vai procurar mostrar.
domingo, 25 de novembro de 2007
Moçâmedes (actual Namibe) e Lubango: 1950 a 1953: Diversos
1ª foto:
Da esq. para a dt.
Em cima: Fernando Pessanha, Carlos Vieira Calão, José Manuel Frota, Mário Guedes, Manuel Rodrigues Araujo e Fernando Formosinho.
Embaixo: Amilcar de Sousa Almeida, Carlos Manuel Guedes Lisboa, Simão e Mário Lisboa Frota.
Penso que se trata de um jogo amigável inter-grupos reunindo atletas de diversos clubes desportivos como o Sport Moçâmedes e Benfica, sendo a maioria do Ginásio Clube da Torre do Tombo. 1953
2ª foto:
Também aqui vemos nesta equipa de juvenis elementos próximos do Ginásio Clube da Torre do Tombo, do Atlético Clube de Moçâmedes e do Sport Moçâmedes e Benfica, nesta equipa que segundo informações se trata da equipa do Sporting Clube de Moçâmedes, cujo treinador era o Adriano Nascimento ( em cima, à esq.).
Da esq. para a dt:
E cima: Adriano Nascimento, André, Zeca Matos?, Adriano Cruz (Cucas Abergas), Helder Paulo (Délinho), Amilcar Almeida, Bétinho (Pré-histórico/Rodados), Piriquito e Silva?
Embaixo: Novo, Abilinho?, ?, Arménio Jardim, João Luis Maló de Abreu (Nico- mais tarde guarda-redes da Académica, em Coimbra), Carlos Jardim, António Rodrigues Araújo e Quim Guedes.
As fotos seguintes referem-se à modalidade de futebol juvenil no Lubango. Nelas encontra-se presente como guarda-redes , o moçamedense Maló de Abreu que se encontrava , à época, ali a estudar. A última trata-se da equipa dos Maristas.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário