sábado, 19 de janeiro de 2008

Equipa de Hóquei em Patins do Atlético Clube de Moçâmedes, campeã de Angola 1967










 







1ª foto:
Em 1967 que a equipa de hóquei em patins seniores do Atlético Clube de Moçâmedes começou a renascer das cinzas e vence o Campeonato de Angola, e vão ao Campeonato Nacional de Hóquei realizado em Lourenço Marques (Moçambique).
Da esq. para a dt:
Em cima: Arménio Jardim, Dirigente, Álvaro Ascenso, Laurentino Jardim e Carlos Chalupa. Um pouco atrás, Rui Sampaio.



2ª foto
: Equipa de Hóquei em Patins do Atlético Clube de Moçâmedes, campeã de Angola 1967, no Nacional de Hóquei realizado em Lourenço Marques (Moçambique).
Da esq. para a dt:
Em cima: José Adriano Borges (treinador), Álvaro Ascenso, Arménio Jardim, Eloi Craveiro e Argentino Matos.
Embaixo: Carlos Chalupa, Carlos Brazão,(Touro) Briguidé e Rui Sampaio.


3ª foto:
Da esq. para a dt.
Em cima:
Laurentino Jardim, Carlos Chalupa, Rui Sampaio e Armenio Jardim.
Embaixo: Ginho Chalupa, Mário de Sousa, Briguidé e Carlos Chalupa.


4ª foto:
Jogo-treino do Atlético Clube de Moçâmedes com a Selecção de Luanda, no decurso da passagem por aquela cidade, a caminho de Lourenço Marques. para disputar o Campeonato Nacional:
Da esq. para a dt
Em cima:
José Adriano Borges (treinador), Rui Sampaio, Álvaro Ascenso, Margareth, Laurentino Jardim e Arménio Jardim.
Embaixo: Carlos Chalupa, Mário Sousa, Briguidé e Jorge Chalupa.


5ª foto: Campeonato Nacional 1967 Atlético-Sport Lisboa e Sport Lisboa e Benfica, em Lourenço Marques: Chalupa avança para a bola, sob o olhar atento de Álvaro Ascenso e Arménio Jardim (atrás)...
Neste Campeonato Nacional em Lourenço Marques, Laurentino Jardim outro sobrevivente da «equipa maravilha», então em licença do serviço militar que estava a fazer no Lubango, alinhou como suplente. Foi o Sport Lisboa e Benfica o vencedor.

Por curiosidade quero referir aqui que o entusiasmo da população por este Campeonato foi a tal, que às 19.30 da noite os bilhetes já estavam esgotados. No jogo da inauguração estava previsto para o intervalo uma exibição de patinagem artística por uma patinadora do SNECI, contudo devido à sonorização e ao ruido que se repercutia por todo o campo, esta acabaria por desistir, uma vez que sequer se conseguia ouvir a música.



6ª foto: Jogo-treino do Atlético Clube de Moçâmedes com a Selecção de Luanda, no decurso da passagem por aquela cidade, a caminho de Lourenço Marques, para disputar o Campeonato Nacional de 1967: Álvaro Ascenso Ascenso preparando-se para rematar à baliza...

Este foi o último jogo realizado em Nova Lisboa no ano em que o Atlético foi de novo consagrado campeão de Angola 1967.
Da esq. para a dt:
Em cima: José Adriano Borges (treinador), Vasco Luz, Álvaro Ascenso, Margareth, Arménio Jardim, Ginho Chalupa, e Mário Sousa.
Embaixo: Rui Sampaio, Leonel Oliveira (Briguidé), ? e Carlos Chalupa (o único sobrevivente da «equipa maravilha», na tropa em Moçâmedes).

É esta nova equipa da qual passaram a fazer parte os elementos acima citados e ainda como suplentes, Psico, Tony, Vasco Luz e Sérgio Rodrigues, que vai a Nova Lisboa (Huambo) disputar o campeonato de Angola de hóquei em patins, que eleva de novo o Atlético Clube de Moçâmedes à categoria de campeão de Angola, proeza efectuada com uma meia dúzia de treinos.


A partir de 1968, os campeonatos mudam de metodologia. Até 1967, os jogos eram normalmente disputados em Luanda, Lobito e Nova Lisboa, com prevalência e vantagens para Luanda, ficando Moçâmedes sempre de fora. e passam a ser disputados em duas mãos, um jogo em casa, outro fora. Foi a partir daí que os moçamedenses começaram a ver o Atlético Clube de Moçâmedes jogar com equipes de fora na sua terra, tais como o BCA, o Sport Luanda e Benfica, o Ferrovia, etc., e passaram a viver a glória do hóquei em patins.

Em 1968, o Atlético vai disputar o campeonato de Angola de hóquei em patins, tendo alinhado Carlos Chalupa, Álvaro Ascenso, Ginho Chalupa, Leonel Oliveira (Briguidé) e Laurentino que entretanto regressara do serviço militar. O Atlético tinha necessidade vencer este jogo para se tornar novamente campeão de Angola, porém conseguiu apenas um empate dando a vitória ao Benfica de Luanda.






Sem comentários: