terça-feira, 22 de julho de 2008

Basquetebol feminino: o Ginásio Clube da Torre do Tombo em terras de Benguela (1955)

..
 ..
1953. Ano da formação da equipa de basquetebol feminino do Ginásio Clube de Torre do Tombo, tendo por treinador, António Inácio dos Santos, que aqui vemos ladeado por uma das filhas, Manuela?,  e por Celisia Calão. Nesta altura Santos era ainda treinador do Sport Clube da Bibala que viera a Moçâmedes disputar o Distrital.


Aqui José Inácio dos Santos já era treinador do Ginásio.  Estas são as primeiras basquetebolistas que acorreram a inscrever-se numa altura em que o basquetebol feminino  se cimentava entre nós. Em cima, e da esq. para a dt. : Helena Gomes, Maria Eduarda dos Santos Vicente, Paula Ferreira, Violete Velhinho, Helena Santos  e Francelina Gomes. E embaixo:  Aurora Teixeira (Cambuta), Celisia Calao e Eduarda Bauleth de Almeida. Por esta altura o quinteto era assim constituido: as irmãs Helena e Francelina Gomes que haviam deixado o Atlético (em cima à esq e à dt.) Maria Helena Santos vinda do Sport Clube da Bibala (Vila Arraga), a 2ª da dt para a esq., em cima; Eduarda Bauleth de Almeida e Celísia Calão, embaixo, as 3ª e 4ª da esq. para a dt.
 

Ainda as pioneiras do Ginásio, juntamente com as equipas do Independente de Porto Alexandre, do Atlético Clube de Moçâmedes e do Aport Moçâmedes e Benfica.
 Atrás: Celisia Calão e Paula Ferreira (Ginásio), Basquetebolista do Indep.. Minelvina Cruz (Benfica), Claudete Figueiredo (Atlético), Violete Velhinho e Helena Santos (Ginásio) Lusdes Figueiredo (Benfica), Bernardete (Independente) Marlene Oliveira (Benfica) , Francelina Gomes (Ginási) e ? do Ondependente. A meio, da esq. para a dt: Helena Gomes, Eduarda Vicente (Ginásio),  Gina Figueira Fernandes (Benfica), Julia Jardim (Atlético), Fátima Abrantes (Benfica) ? Independente,  ? (Benfica), Maria Gouveia e Esmeralda Martins (Atlético) e ? (Independente).
Embaixo, da es. para a dt: Eduarda Bauleth Almeida (Ginásio) Rosa Gancho (Independente), Manuela Santos e Aurora Teixeira (Ginásio), ? (Benfica), Maria Augusta Gouveia (Atlético), Clarabela/Bela Trindade,  Susete Freitas (Atlético), ? (Benfica) ?, (Atlético) e Fernandina Coimbra (Independente)

 Ginásio Clube da Torre do Tombo. A equipa definitiva Em cima e da esq. para a dt.as avançadas Maria Nídia Almeida, e as irmãs Francelina (capitã) e Mª Helena da Costa Gomes. Embaixo, defesa: Eduarda Bauleth de Almeida e Celísia Calão. 1954



 Ginásio Clube da Torre do Tombo, 1954, na velho salão do clube. Em cima e da esq. para a dt. Celísia Calão,  Mª Helena da Costa Gomes, o treinador Fernando Galvão, Francelina da Costa Gomes e Paula Ferreira. Embaixo: Ricardina Lisboa, Eduarda Bauleth de Almeida e M. Nidia Almeida.



Celísia Calão a bordo do "Pátria", à chegada ao porto do Lobito. O Ginásio, Campeão Distrital foi disputar, em 1955,  foi disputar o Quadrangular de Benguela

 Ginásio Clube da Torre do Tombo, 1955, em Benguela. Em cima e da esq. para a dt. Celísia Calão, Francelina Gomes, Paula Ferreira e Ricardina Lisboa.
Embaixo: M. Nídia Almeida,  Mª Helena da Costa Gomes, e Eduarda Bauleth de Almeida 


Esta foto foi tiradas em 21.06.1955, em Benguela, nos momentos que anteciparam o jogo decorrido na cidade de Benguela entre o Ginásio Clube da Torre do Tombo, (equipa vencedora do Campeonato Distrital de Basquetebol feminino) e o Clube Feminino de Benguela .Da esq. para a dt, em cima: equipa de Ginásio Clube da Torre do Tombo: MªNídia Almeida (eu), Paula Ferreira (Paulita), Eduarda Bauleth de Almeida, Celísia Calão, Francelina Gomes, Helena Gomes. À dt. José Pedro Bauleth, na altura o treinador da equipa do Ginásio.Embaixo: Equipa do Clube Feminino de Benguela: Gina, Eteanete, Guilhermina, Edith Soeiro, Tonica, Nininha, Lena Morezo, Ana Epifânia e Fátima Sampaio Nunes.

Sem comentários: