domingo, 23 de dezembro de 2007

Equipa de hóquei em patins do Atlético Clube de Moçâmedes

1961

Equipa de hóquei em patins do Atlético Clube de Moçâmedes
Da esq. para a dt.
Em cima: Arménio Minas, Arménio Jardim, José Adriano Borges e Rui Coelho de Oliveira.
Embaixo: Guto Guerin, Pina, ?, e Tolentino Ganho

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

A equipa de juniores de hóquei em patins do Atlético Clube de Moçâmedes, tri-campeã de Angola. E os anos que vieram a seguir, quando os juniores passaram a seniores...



1962 foi o primeiro ano de uma série de vitórias que iria tornar famosa esta equipa e foi também o último ano da equipa  na categoria de juniores.
 
A equipa "Maravilha" vencedora do Campeonato de Angola de Hóquei em Patins juniores, em 1962. O Atlético consagrara-se campeão após uma série de vitórias, e neste dia ter vencido a equipa do Sporting de Luanda, num encontro realizado em Nova Lisboa. Da esq. para a dt. Em cima: Arménio Jardim (treinador), Laurentino Jardim, Eloi Craveiro e Laurindo Couto . Embaixo: C. Brazão, Carlos Chalupa e Orlando Santos (Camona).




 
 

Da esq. para a dt. Em cima: Raul Jardim (Baía), Laurindo Couto, José Adriano Borges (treinador), C. Brazão e Mário António (Graúna) Embaixo: Eloi Craveiro, Laurentino Jardim e Orlando Santos (Camona)




Na final em Nova Lisboa. Foto interessante, na medida em que se encontra aqui muita gente conhecida, para além dos atletas. O Atlético acabara de se consagrar campeão após ter vencido a equipa do Sporting de Luanda, em encontro alí realizado. Um verdadeiro feito (na classe juniores),  ao qual que se seguiram outros feitos, em Campeonatos dos anos que se seguiram: 1963, 1964 e 1965, este último, já na classe de seniores.

Entre hoquistas, adeptos e gente conhecida, na foto acima: João Mangericão (Neco)???, Hemitério Alves (dirigente), Manuel Rios, Mário Andrade Vieira, Rui Mangericão, Artur Trindade, Congo (irmão do Xico Bamba de Nova Lisboa), Arménio Jardim (treinador), Laurentino Jardim, Arménio Minas, José Ramos da Cruz (Zequinha), Laurindo Couto, Alberto Costa, Reinaldo Chibante, Orlando Saraiva dos Santos (dirigente), Soares, Veiga, João Germano Códinha Fernandes e António Mafra. Embaixo: ?, Carlos Brazão (Touro), Orlando Santos (Camona), Chico do Carmo, José Costa , Pedro Costa (Caála), Daniel Couto, Costa (Caála), José Adriano Borges, Henrique Minas (dirigente), Fernando Leonel Pita (Leona), Laurindo Couto, Manuel Rios, Castro (tropa).

 

 
A primitiva equipa era constituida por Orlando Santos (Camona) e Carlos Brazão (Touro), guarda-redes; Rui Minas, Arménio Minas e Mário Graúna, defesas; por Laurindo Couto, médio e Laurentino Jardim (Tininho), Carlos Chalupa, Eloy Craveiro, avançados. Foram seus treinadores nos sucessivos anos, José Adriano Borges, Arménio Jardim, Rui Coelho de Oliveira e Alvaro Ascenso. Nesta foto, da esq. para a dt, em cima: Arménio Jardim (treinador), Hemitério Alves (dirigente), Rui Minas, Laurentino Jardim, Eloi Craveiro, Laurindo Couto, José Adriano Borges (treinador séniores), Leonel Fernando P. Sousa, João Martins (Latinhas), Reinaldo Chibante, Saraiva dos Santos (dirigente) e Henrique Minas (dirigente). Embaixo: Chico Carmo (reinador basquetebol masc.), Orlando Santos (Camona), C. Brazão e Daniel Couto.






Em 1963
a «Equipa Maravilha» de hóquei em patins do Atlético Clube de Moçâmedes, classe juniores, de novo ao ataque.... Em cima: Carlos Chalupa, José Adriano Borges (treinador), Eloi Craveiro, Laurentino Jardim. Embaixo: Rui Minas, Orlando Santos, Brazão, Raul Jardim (Baía) e Laurindo Couto.

 
Neste ano mais uma retumbante vitória dos bi-campeões





 A "Equipa Maravilha " soma e segue... Recepção à equipa de hóquei em patins juniores do Atlético Clube de Moçâmedes, a «Equipa Maravilha», no seu regresso a Moçâmedes, após ter vencido o Campeonato de Angola 1964, sagrando-se tri-campeã.

 
Nesse ano o Malhangalene de Lourenço Marques, campeão Nacional de Hóquei em Patins é convidado pela Associação Distrital dos Desportos a deslocar-se a Moçâmedes por ocasião das festividades do "28 de Maio", feriado da União Nacional, e foi vencido pela "Equipa Maravilha", nesse 1º ano na classe de seniores, por 6-2, uma derrota mal aceite por aquele clube  que não estava habituado a perder.




 
 



1965 - A  "Equipa Maravilha " ganha o muito honroso título de tetra-campeã, agora na sua estreia em seniores! Uma autêntica proesa, caso único na história do hóquei em patins angolano, motivo de orgulho para a cidade.






No Campeonato de Angola de 1965 realizado na cidade do Lobito.


Recepção à equipa de hóquei em patins juniores do Atlético Clube de Moçâmedes, a «Equipa Maravilha», no seu regresso a Moçâmedes, após ter vencido o Campeonato de Angola 1965




À chegada a Moçâmedes havia gente com cartazes à sua espera no aeroporto, e em seguida várias viaturas percorreram as ruas da cidade, por onde os vencedores foram saudados e aclamados. 

Nessa altura o Atlético encontrava-se em grande luta pela sua sobrevivência, sem uma ajuda mínima do Governo Civil e da Câmara Municipal, e as forças vivas da cidade pareciam pouco ou nada sensibilizadas em relação ao desporto junior.
Uma homenagem demasiado simples para tão grande feito. Os campeões mereciam muito mais!

Inda assim, os nossos hoquistas não desarmam.... E novos feitos vieram a seguir...



Depois vieram os 3º.s Jogos Luso-Brasileiros: Selecção de Moçâmedes e a Selecção do Brasil em 1967.
 
Fotos do Campeonato Nacional de hóquei em patins 1967.
 
 

Jogos realizados em Lourenço Marques Moçambique nos quais o Atlético Clube de Moçâmedes, campeão de Angola, foi o representante daquela então província ultramarina.

Ferroviario de Lourenço Marques-Atlético Clube de Moçâmedes, onde se pode ver, num lance junto à baliza do Atlético à guarda de Leonel Oliveira (Briguidé), a determinação com que os companheiros de equipa, Arménio Jardim e Alvaro Ascenso, procuram evitar com que Silva e Carneiro concretizem os seus intentos.

 Ferroviário de Lourenço Marques- Atlético Clube de Moçâmedes. Sampaio do Atlético, a conduzir a bola sob os olhares vigilantes de Carrelo e Amilcar.




Sport Lisboa e Benfica- Atlético Clube de Moçâmedes. Livramento (à esq.) avança sob o olhar atento de Arménio Jardim (à dt.).

 

Malhangalene de Lourenço Marques-Atlético Clube de Moçâmedes. Jogo renhido, pleno de emoções que constituiu um espectáculo vivo de hoquei em patins. Venceu o Malhangalene por 4-3, como poderia ter ganho o Atlético. Na foto, Fernando Adrião vai ser desarmado por Alvaro Ascenso , do Atlético (à direita).

 
Sport Lisboa e Benfica-Atlético Clube de Moçâmedes. Alvaro Ascenso e Arménio Jardim do Atlético barram a passagem a Livramento.




Alinharam pela Selecção de Moçâmedes, (faixa branca diagonal sobre camisola escura): Da esq. para a dt. Em cima: Alvaro Ascenso, Rui Sampaio, Eloi Craveiro e Arménio Jardim. Embaixo: Psico (o 2º à baliza), Carlos Chalupa e Leonel Oliveira (Briguidé- o 7º de camisola escura). José Adriano Borges (treinador) o 6º em cima, da esq. para a dt.,

Último jogo do Campeonato de Angola de Hóquei em patins (1969) em que o Atlético Clube de Moçâmedes se sagrou mais uma vez Campeão.





A equipa de hóquei em patins do Atlético Clube de Moçâmedes conquistou o título, sagrando-se campeã, uma partida serena em que impôs uma grande derrota à equipa da Casa do Pessoal do Porto do Lobito, no  novo campo de Jogos do Sport Lisboa e Benfica que estava apinhado de gente de todos os sexos e idades a apoiar os hoquistas moçamedenses naquele último jogo do Campeonato de Angola de Hóquei em patins (1969), ali realizado. E nesse dia até esteve presente no campo  o conjunto musical "Os Diabos do Ritmo". Acabou por ser uma festa, em cada golo que o Atlético metia, o conjunto mandava para o ar uma notas musicais ...




Arménio Jardim, capitão da equipa do Atlético a ser entrevistado por José Manuel Frota, do Rádio Clube de Moçâmedes, no final do jogo que deu a vitoria à equipa do Namibe. Por detrás Guilherme Jardim, e à direita, Fernando Vilaça, na altura Presidente do Atlético Clube de Moçâmedes.


No final do jogo, Arménio Jardim, capitão da equipa vencedora, após a volta de honra ao campo ao lado do capitão da equipa do Pessoal do Porto do Lobito, agradece com o stick no ar a o apoio dispensado à sua equipa pelos pelos espectadores. Com o acompanhamento musical do conjunto «Os Diabos do Ritmo» , foi de facto uma noite de glória do hóquei em patins moçamedense. Foi de facto emocionante.


A equipa do Atlético Clube de Moçâmedes exibindo as campeoníssimas faixas, posa para a posteridade no final do jogo que lhe deu a vitória neste Campeonato de Angola de 1969.
Da esq. para a dt. Em cima:Fonseca (Direcção), Laurentino Jardim, Nito Gomes Freitas, Vasco Luz, Camacho, Arménio Jardim e José Adriano Borges (treinador). Embaixo: Ginho Chalupa. Moura (Psico),Leonel Oliveira (Briguidé), Carlos Chalupa e Alvaro Ascenso. 
 
E assim de vitória em vitória a equipa de hóquei em patins do Atlético Clube de Moçâmedes, embora mantendo muito poucos elementos da primitiva "equipa maravilha", prosseguia em busca de mais vitórias, reforçada com alguns veternanos pioneiros da modalidade, entre os quais o seu velho capitão Arménio Jardim.O serviço militar sugava a juventude para fora da cidade, quando chegava a hora de serem recrutados.



Encontro entre o Atlético de Moçâmedes e o Futebol Clube de Luanda integrado no Campeonato Provincial de Angola de 1970
  

Equipas de hóquei em patins do Atlético Clube de Moçâmedes e do Sport Luanda e Benfica no Campeonato Provincial de Angola (1970?). O Atlético acabara de sofrer um golo que Psico não conseguiu defender, enquanto Arménio Jardim (o capitão da equipa moçamedense), de braço no ar,  pede Laurentino Jardim (o n.6), e a Álvaro Ascenso ( o n.7) mais apoio à defesa. No chão, o guarda-redes Psico. Felizes os benfiquistas por terem metido o golo!



Para saber mais, clicar AQUI

Campeonato ProvinciaL de hóquei 1962 e 1963

























































«Equipa Maravilha» de hóquei em patins juniores do Atlético Clube de Moçâmedes, vencedora do campeonato de Angola, em 1962.
1962 foi o primeiro ano de uma série de vitórias que iria tornar famosa a «Equipa Maravilha». O Atlético consagrara-se campeão após ter vencido a equipado Sporting de Luanda, realizado em Nova Lisboa. Foi o último ano da equipa do Sporting de Luanda na categoria de juniores.

Foto interessante, na medida em que se encontra aqui muita gente conhecida, para além dos atletas.

São eles, da esq. para a dt.
Em cima:
Neco Mangericão, ?????, Hemitério Alves , Manuel Rios, Mário de Andrade, Artur Trindade, Congo (irmão do Xico Bamba), Arménio Jardim (Treinador do Atlético), Laurentino Jardim (jogador),Arménio Minas, Zequinha Cruz, Chibante, Orlando Saraiva dos Santos, Faustino, José Costa, Veiga, João Germano Godinha Fernandes, ???.

Embaixo:
?, Carlos Brazão ( jogador), ?,
Orlando Santos (jogador), Chico Carmo, Camilo Costa , Pedro Costa (Caála), Daniel Couto, Costa (filho de Camilo Costa), Zé Adriano, Henrique Minas, Fernando Leonel Pita (Leona), Rui Mangerição, Laurindo Couto (jobador), João Martins (Latinhas),

Jogadores de hóquei do Atlético e equipas de hóquei da Escola Comercial e Industrial 1962/63





1ª foto:
Campeonato Provincial de Hóquei 1961

2ª foto:
Campeonato Provincial de Hóquei 1961

3ª foto:
Num treino no campo do Atlético: Laurentino Jerdim (Tininho) e
Orlando Santos (Camona). Ao centro, Rui Alberto de Sousa Jardim

4ª fot0:
Da esq. para a dt.
Em cima
Adelino Lã, Laurentino Jardim, Laurindo Couto, Reinaldo Chibante (treinador), Rui Minas, Guedes, Orlando Santos e Daniel Couto.
Embaixo:
Van der kelen, Rogério (Nito), L. Orfao e Arménio Minas.

5ª foto:
Da esq para a dt.
Em cima
Reinaldo Chibante (treinador), Daniel Couto, Guedes e Adelino Lã
Embaixo: Henrique Minas, Rogério (Nito) e
L.Couto.

Hóquei em patins: Atlético Clube de Moçâmedes (1960)




1ª foto:
Equipe de hóquei em patins do Atlético Clube de Moçâmedes no Torneio Quadrangular das Festas do Mar em 1961, no qual participaram para além do Atlético, o Sporting Clube de Moçâmedes, a Acadêmica da Huila e o Sport Luanda e Benfica. Venceu o Sporting Clube de Moçâmedes ex-equo com o Atlético Clube de Moçâmedes
Da esq. para a dt.:
Em cima: Artur Trindade, Carlos Jardim, Armenio Jardim e Raul Jardim (Baía)
Embaixo: Caetano, Alvaro Jardim, José Luis Agostinho e José Adriano Borges.



2ª e 3ª fotos:
A equipe de hóquei em patins do Atlético Clube de Moçâmedes, -representante de Moçâmedes e vencedora do Torneio Quadrangular organizado pelo Sporting Clube do Lobito naquela cidade no ano de 1956 -
a ser ovacionada no final do jogo pela clack de Moçâmedes e pela equipe de basquetebol feminino Sport Benfica do Huambo. Participaram neste quadrangular, o Sporting Clube do Lobito, o Lobito Sport Club e a equipa da Casa do Pessoal do Porto do Lobito.

Por curiosidade, a equipa de hoquei em patins do Atlético Clube de Moçâmedes deslocou-se àquela cidade, juntamente com a equipa de basquetebol feminino em carrinha de caixa aberta, numa altura em que as estradas não eram asfaltadas tendo chegado já na madrugado do dia do início do torneio.



Selecção de Moçâmedes 1958

















Selecção de Moçâmedes 1958. Da esq. para a dt. Em cima: Nono Bauleth, Carlitos Guedes, Alvaro Ascenso e Arménio Jardim  Embaixo:    Rui Mangericão, Zeca Alves e Rui Sampaio.





Arménio Jardim, capitão da equipa da selecção Moçâmedes, vencedora do Quadrangular da Huila de Hóquei em patins, 1956, recebe das mãos da esposa do Governador do Distrito, Maria Carolina Nunes da Ponte, a taça brihantemente conquistada. À esq., o Governador da Huila, à dt. o Governador de Moçâmedes, Nunes da Ponte

Hóquei em patins : 1º Torneio do Sul de Angola: 1956