sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Futebol em Moçâmedes : Norberto Santos


Norberto Santos


Iniciou-se como futebolista no Royal Atlético Clube de Mossãmedes , donde partiu em meados ou finais de 1920. Foi, de facto, um desportista de eleição; não obstante ser de estatura média ,era muitíssimo musculado , com grande poder de salto em altura e um artista a manobrar as bolas.

Jogou até aos 36/37 anos de idade , enveredando depois por ser treinador e seleccionador distrital,simultâneamente árbitro, em que foi também muitíssimo bom.

A seguir ao Sporting de Luanda ingressou , e fez carreira desportiva ao serviço do glorioso Portugal de Benguela no ano de 1944 - excepcional equipe desses tempos de Angola -, tendo sido o seu mais destacado jogador entre 1939 e 1943 (portanto com 36-37 anos), altura em que passou a ser seu dirigente , e dos primeiros árbitros provinciais de Angola, tal a sua capacidade física e muita paixão pelo desporto rei.


Em finais de 1947 voltou para Moçâmedes e continuou a carreira desportiva como árbitro, treinador do seu Atlético, seleccionador distrital e dirigente desportivo do seu sempre amado Atlético. Com ele alinharam, no seu tempo, os Raul Radich Junior (excelente guarda redes), Jorge Rocha (irmão do Mário Rocha), Artur Trindade , Fernando e Júlio Peyroteo , Telmo Vaz Pereira, Eduardo Brazão (pai do Mário Brazão), etc etc,e muitos ,muitos mais da velha guarda futebolística Moçamedense.

É de se acrescentar um pormenor, talvez pouco sabido; embora tenha jogado sempre com a camisola do Sporting (como na foto se vê), nunca foi seu adepto - sempre Benfiquista, sem ser ferranho, pois, para ele só o Atlético contava.


FOTO--Ainda nos seus 23-25 anos de idade, equipado do Sporting de Luanda, onde nessa época residia. Créditos de imgem e texto: Teresa Carneiro e Lima in Sanzalangola

Sem comentários: